Nosso Blog

Como engrossar a voz

A voz é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas mais poderosas que a comunicação humana possui. Se você acha que a sua voz é muito aguda, ou que você tem uma voz muito nasal, ou, como popularmente se fala, uma voz de “taquara rachada”, leia este texto até o final. 

Nos dias de hoje, diversas pessoas procuram por técnicas que sejam eficazes para realizar esse processo de mudança da forma adequada e saudável. Se o seu principal objetivo é desenvolver uma voz mais grossa, que impressione aos outros e a si mesmo, este artigo trará dicas práticas para que consiga alcançar esse objetivo. Todas as técnicas poderão ser feitas de maneira segura, garantindo a proteção de suas pregas (“cordas”) vocais a longo prazo.

Conheça a sua voz!

A aparência sonora da nossa voz é formada, basicamente, por duas coisas: a primeira é o ajuste das nossas pregas vocais. A segunda é o ajuste do nosso trato vocal. 

Vamos começar pela primeira delas: o ajuste das pregas vocais. Muita gente ainda chama as pregas vocais de “cordas vocais”, porém, a ciência já nos mostrou, lá no século XVIII, que “cordas vocais” não é um termo apropriado. As pregas vocais são consideradas a fonte sonora da nossa voz. Então, elas são as principais responsáveis pelo som da sua voz. Por isso, se as suas pregas vocais produzem um som com ruído, a sua voz vai ter ruído. Se elas produzem um som fraco, a sua voz terá um som fraco. E se elas produzem um som firme, a sua voz terá um som firme. Como é que você faz para controlar o ajuste das suas pregas vocais? Treinamento. Não existe outra forma.

Se você tem uma voz fraca e quer ter uma voz mais firme, por exemplo, você vai ter que fazer exercícios para desenvolver e fortalecer a musculatura das suas pregas vocais. É o jeito mais rápido e mais seguro que você vai encontrar. Se o seu objetivo é se comunicar bem, o profissional que melhor pode te ajudar nesse processo de treino é o fonoaudiólogo. Esse é o profissional que irá orientar quais exercícios vocais são melhor indicados para desenvolver a sua voz. Por outro lado, se o seu objetivo é cantar e você quer aperfeiçoar a maneira na qual você interpreta o texto das canções, então, o ideal é que você tenha, além do fonoaudiólogo, um professor de canto para te guiar nesse processo. 

NÃO DESANIME AINDA!

Eu sei que ao ler essa primeira parte você pode pensar “poxa, o único caminho é pagar alguém para me treinar?”, mas não é bem assim. Lembre-se que estávamos falando apenas do treinamento focalizado nas pregas vocais, que é o primeiro elemento formador da aparência sonora da nossa voz. Mas existe outro elemento ainda, lembre-se disso. 

O segundo elemento que forma a aparência sonora da nossa voz é o nosso trato vocal. Esse sim, você pode começar a modificar agora mesmo e conseguir mudanças bem grandes no som da sua voz. De forma bem resumida, o trato vocal funciona como um sistema de tubos que modificam o som que as pregas vocais criaram. Por esse motivo ele é conhecido como o filtro da voz. 

Bem, o trato vocal também é um dos principais responsáveis por você conseguir encorpar a sua voz. Uma das formas de você conseguir fazer isso é através do controle do seu palato mole. O palato mole é aquela estrutura que você consegue ver no fundo da sua boca, na parte de cima. Basicamente, ele se movimenta para cima e para baixo. Quando ele está para baixo, nós temos uma voz que as pessoas costumam chamar de nasal, porque o ar e o som são direcionados para a cavidade nasal também. Agora, quando ele está para cima, você faz com que o seu trato vocal fique mais amplo e isso faz com que a sua voz ganhe corpo, afinal, você tem mais espaço dentro da sua boca.

A estratégia para encorpar a voz é justamente essa: manter o palato mole elevado. Você precisa conseguir levantar o seu palato mole e manter ele para cima enquanto você conversa, canta, grava áudio no whatsapp, e por aí em diante. 

Aliás, lá no InformaVox tem um módulo inteiro dedicado completamente para o treino da aparência sonora da voz que vai ajudar você a encorpar a voz. Além disso, você terá acesso a exercícios específicos tanto para treinar os ajustes do trato vocal, quanto para treinar e fortalecer os ajustes das pregas vocais, para que o resultado sonoro seja ainda maior na sua voz. 

Como começar a encorpar a voz?

Outra forma de fazer essa pergunta é: “como fazer para movimentar o palato mole?”

O jeito mais simples é com a ajuda de um espelho. A câmera do celular também serve. Você vai precisar olhar para o fundo da sua boca e tentar movimentar o palato mole. Pronuncie algumas palavras, como “anjo”, “não”, “âmago”, e assim por diante. Se você tem conhecimentos de inglês, você também pode tentar pronunciar as palavras “but”, “cut”, “come” e outras com o mesmo som das vogais dessas palavras. É assim que você vai aprender a controlar o seu palato mole e começar a encorpar a sua voz.

Fale de uma maneira mais lenta

Deixar a voz encorpada e conseguir falar com uma voz encorpada são duas habilidades diferentes. Para deixar a voz encorpada, você só precisa pensar nos ajustes das pregas vocais e do trato vocal. Porém, falar com uma voz encorpada requer que você movimente os articuladores da fala — lábios, língua, palato mole, mandíbula, faringe — e, portanto, você pode perder os ajustes das pregas vocais e do trato vocal durante a articulação das palavras, fazendo com que o corpo da sua voz fique instável ou flutuante. 

Desacelerar sua fala é uma excelente estratégia para treinar o corpo da sua voz durante a articulação da fala. 

Por isso, o treino para encorpar a voz deve vir acompanhado, também, do treino articulatório. Ou seja, desenvolver a sua dicção também irá ajudar você a ter uma voz mais encorpada. Além disso, esse treino também fará com que você desenvolva a precisão articulatória, o que deixará a sua pronúncia com maior nitidez. Não se engane, a aparência sonora da voz também está relacionada com a nitidez e a clareza da sua pronúncia. É por esse motivo que existem pessoas que falam bem, mas que são julgadas como tendo uma voz “feia” ou “esquisita” — seja lá o que a sociedade queira dizer com isso —, assim como o contrário também é verdadeiro. Ou seja, pessoas com uma voz “feia” ou “esquisita” — seja lá o que a sociedade queira dizer com isso, novamente —, mas que conseguem mover multidões devido à clareza em sua articulação e comunicação. 

Por fim, compartilho com você um vídeo do meu canal no YouTube, Voice Lab by Rubens Güths, onde você poderá aprofundar seu conhecimento acerca dos passos apresentados ao longo deste texto e começar a encorpar a sua voz a partir de hoje!

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *