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Como fazer os exercícios de voz do jeito certo

Os exercícios vocais são uma parte indispensável para quem deseja melhorar a própria voz, especialmente para quem usa a voz de forma profissional, como é o caso de cantores, comunicadores e atores, por exemplo. Os exercícios ajudam a aquecer e fortalecer a musculatura envolvida na produção da voz, melhorando a sua projeção no espaço, qualidade sonora e flexibilidade de tons e timbres. No entanto, muita gente — inclusive profissionais da voz — têm dificuldades em saber quando estão executando os exercícios vocais de maneira correta durante os seus treinos. 

Por isso, o objetivo deste texto é apontar alguns caminhos para saber quais sinais você deve observar durante os seus treinos para saber se você está fazendo os exercícios de maneira correta e saudável, para que você possa explorar o potencial dos exercícios de voz e aperfeiçoar as suas técnicas vocais.

Por que fazer exercícios para a voz?

Antes de seguirmos para detalhes mais específicos sobre a realização dos exercícios de voz, é necessário compreender a importância desses exercícios para o desenvolvimento vocal. Os principais benefícios dos exercícios vocais são:

  • Aquecimento vocal: antes de realizar atividades que exigem uma performance vocal alta, como cantar ou falar em situações profissionais (palestras, reuniões e apresentações, por exemplo), é necessário aquecer a voz para diminuir as tensões e prevenir lesões (nódulos vocais, os famosos “calos nas cordas vocais”, por exemplo). Os exercícios de voz também servem para condicionar os músculos envolvidos na fonação (produção da voz) e podem ser personalizados para qualquer tipo de atividade vocal;
  • Fortalecimento muscular: com a frequência de exercícios, você também alcança o fortalecimento da musculatura envolvida na produção da voz. Não é atoa que cantores e comunicadores profissionais têm uma voz diferenciada. Esses profissionais precisam melhorar a sua resistência e a performance vocal de maneira constante e, por consequência, fortalecem e condicionam a musculatura das suas vozes; 
  • Melhora da técnica vocal: os exercícios de voz também são pensados para aprimorar a sua técnica vocal, o que inclui a respiração (pressão subglótica), a ressonância (pressão supraglótica e controle do trato vocal), a projeção (controle do volume da voz no espaço), e, obviamente, o controle da laringe (fechamento das pregas vocais e controle da força dos músculos intrínsecos);
  • Flexibilidade vocal: ao praticar os exercícios vocais de forma rotineira, você também irá desenvolver a flexibilidade da sua voz, permitindo um alcance maior de notas (tons) e timbres (os tipos de sons ou a “cara” da voz);
  • Preparação para apresentações: os exercícios de voz também possuem uma função meditativa e ajudam a “acalmar os nervos” (ou seja, diminuir o nervosismo) e aumentar a confiança antes de apresentações em público, sejam elas artísticas (canto e teatro, por exemplo) ou não (palestras e aulas, por exemplo); 

Sensações Físicas dos Exercícios Vocais: Altas e Baixas

Durante os exercícios vocais, é importante prestar atenção nas sensações físicas que você sente. Essas sensações podem ajudar você a avaliar se você está no caminho certo e a identificar possíveis problemas.

Basicamente, existem dois tipos de sensações vocais: sensações altas e sensações baixas.

  • Sensações altas ocorrem na metade superior da cabeça. Você pode sentir vibrações nos dentes superiores, no palato duro (“céu da boca”), no nariz, na testa, atrás dos olhos, dentro das orelhas e até mesmo no topo da cabeça. Algumas pessoas dizem que é como se a voz ficasse “grande” dentro da boca, outras falam que é como se a voz ocupasse todos os espaços vazios da cabeça. Há pessoas que dizem que é uma sensação de que a voz ganhou ressonância;
  • Sensações baixas ocorrem na metade inferior da cabeça e no pescoço. Você pode sentir vibrações ou dureza na mandíbula, na língua, nas laterais do pescoço (músculo platisma); pode ser que você sinta a sua voz dura, pesada, seca (“som seco”); se você tentar movimentar a cabeça para os lados, pode ser bastante difícil também; a sonoridade da voz parece apertada, comprimida, estrangulada ou, como muita gente diz, que “sai da garganta” ou que está trancada no pescoço ou entalada no pescoço.

Imagem 01: Na porção inferior da imagem, região das sensações baixas em vermelho e aproximação dos pilares indicada por setas. Na porção superior, região das sensações altas em verde com a imagem do palato mole em circunferência ao lado. Fonte da Imagem: Güths e Rolim, 2022 Na porção inferior da imagem, região das sensações baixas em vermelho e aproximação dos pilares indicada por setas. Na porção superior, região das sensações altas em verde com a imagem do palato mole em circunferência ao lado. Fonte da Imagem: Güths e Rolim, 2022

Durante os exercícios, é importante que você persiga as sensações altas. Voz na máscara, voz na frente do rosto, voz para cima, para fora, encorpada, impostada, e diversas outras descrições como essas são comuns para as sensações altas. Não importa o nome que você dá para elas. O importante é buscar sentir vibrações corporais altas. Elas estarão sempre acima da linha horizontal que divide o lábio superior do lábio inferior — a chamada rima labial. 

Se você estiver sentindo sensações baixas, pode ser um sinal de que você está fazendo força desnecessária para produzir a voz. Neste caso, é importante tentar buscar alguma estratégia para acessar as sensações altas.

Uma maneira de facilitar o acesso às sensações altas é mudar a posição da língua durante o som de “m” (humming). Coloque a língua em posição de “L”, como se você fosse pronunciar a letra “L” de forma bem longa mesmo. Em seguida, arraste a ponta da língua para trás (ou para dentro, se preferir), sempre tocando a parte de cima do palato duro. Dá para sentir uma linha reta bem no meio do arco do palato duro. Essa linha segue até o fundo da boca. Você vai arrastar a ponta da língua até o ponto mais profundo da parte de cima da boca. Bem no meio da cavidade oral  (mais ou menos no meio da boca). Nem muito para trás. Nem muito para frente. No meio. 

Quando você encontrar esse ponto, empurre a ponta da língua contra ele. Fazendo força com a língua mesmo. Essa é a posição que a sua língua vai ficar durante o som de “m” a partir de agora. Atenção: os seus lábios continuam fechados na frente e o som continua saindo pelo nariz. A única diferença é que por dentro da boca a sua língua vai ficar nessa posição. Só isso. Essa estratégia vai facilitar o acesso às sensações altas.

Daqui em diante, você vai perseguir as sensações altas em todos os exercícios do seu treino. Elas vão ser as melhores amigas da sua voz a partir de agora.

Como usar um cilindro de papel para melhorar a voz

A voz é um instrumento poderoso que pode ser usado para comunicar, cantar e expressar emoções. No entanto, é importante cuidar da voz para que ela permaneça saudável e forte. 

Uma maneira de fazer isso é usar um cilindro de papel. Um cilindro de papel é uma ferramenta simples que pode ser usada para melhorar a voz de várias maneiras. Esta ferramenta é utilizada em aulas de canto e terapias vocais como estratégia de estímulo sinestésico como forma de amplificar a percepção das sensações altas durante a fonação. 

Para usar um cilindro de papel, basta enrolar uma folha de papel A4 em forma de tubo. Em seguida, prenda o tubo com fita adesiva ou um elástico. Para usar o cilindro, é só encostar na boca e falar ou cantar. Você sentirá as vibrações da sua voz amplificadas pelo cilindro.

Você pode usar o cilindro para praticar qualquer tipo de vocalização, incluindo canto, fala, leitura em voz alta e discursos. O cilindro é uma ferramenta versátil que pode ser usada por pessoas de todas as idades e níveis de experiência vocal.

Imagem 02: (A) formato longitudinal do cilindro de papel e posição ideal da mão de sustentação da extremidade tátil. (B) posição da extremidade labial do cilindro, com ambos os lábios mantendo contato direto com cilindro na região medial dos lábios. 

Usando um cilindro de papel, você pode melhorar a sua voz e dar a ela um som mais saudável e poderoso.

Onde Sentir a Voz durante os Exercícios Vocais?

Bem, as sensações físicas são ferramentas que você pode usar como guias durante os seus treinos de voz e foi pensando nisso que eu fiz esse vídeo para o canal Voice Lab. As sensações vão te ajudar a memorizar os exercícios e ter mais resultados com eles, por isso, nesse vídeo eu te mostro tudo o que você precisa saber sobre as sensações físicas durante os exercícios vocais. Clica e confere!

Referências

GÜTHS, Rubens Costa; ROLIM, Maria Rita Pimenta. Voz e Sensações Corporais: estratégias práticas para uma vocalização saudável na comunicação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO UNINTER: MÍDIA, PODER E CONFLITO, 7., 2022, Curitiba, Paraná. [Apresentação] Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter: mídia, poder e conflito. Curitiba: Centro Universitário Internacional Uninter: Uninter, 2022.

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