Nosso Blog

Exercícios Universais para a Voz

Conheça os mais Eficazes

Você já se perguntou quais exercícios universais para a voz são utilizados tanto em aulas de canto quanto numa consulta com um fonoaudiólogo? Hoje vou te apresentar dois tipos de exercícios vocais que estão — e devem estar! — presentes em qualquer programa de treinamento de voz, seja para você cantar ou para se comunicar em nível profissional. Esses exercícios fazem parte do que chamamos de exercícios universais. Fique comigo até o final deste post para saber mais sobre eles.

O Que São Exercícios Universais?

Primeiro de tudo, porque exercícios universais? Bem, esses exercícios recebem esse título justamente porque eles são exercícios presentes em qualquer método de treinamento para a voz. Não importa se você quer aprender a cantar, se você quer fazer dublagem, teatro, locução ou treinar a sua voz para falar em público. Os exercícios universais para voz estão sempre presentes de alguma forma. Além disso, qualquer pessoa pode fazer esses exercícios e se beneficiar dos resultados que eles trazem para a voz. Por esse motivo, eles também são considerados por alguns profissionais como exercícios sem contraindicações. 

Tipos de Exercícios Universais

Mas, afinal de contas, quais são os exercícios universais para voz?

Bem, basicamente, de acordo com Behlau (2013), eles se dividem em dois grupos: os vibrantes e os nasais. Vamos começar com os vibrantes. 

1. Exercícios Vibrantes

Os exercícios vibrantes, como o próprio nome já diz, são exercícios onde você vai fazer algum tipo de vibração. Os mais conhecidos são:

Como o próprio nome já diz, os exercícios vibrantes são exercícios onde você vai fazer algum tipo de vibração. Os dois representantes mais famosos desse grupo são: a vibração de lábios e a vibração de língua.

Se você tem dificuldades para fazer vibração de lábios ou vibração de língua, não se preocupe. Vou deixar aqui abaixo dois vídeos onde eu ensino, passo a passo, como fazer vibração de lábios e como fazer vibração de língua. Confira!

Como fazer vibração de lábios — Passo a passo

Como fazer vibração de língua — Passo a passo

Só existem esses dois exercícios no grupo dos vibrantes?

Não. Apesar da vibração de lábios e a vibração de língua serem os mais famosos, isso não significa que só existam esses dois exercícios no grupo dos vibrantes. Existem vários exercícios que envolvem vibrações. Além disso, muitos exercícios vocais podem ser combinados entre si, o que cria uma gama ainda maior de variações. A vibração do lábio superior é um bom exemplo de exercício vibrante que quase ninguém conhece, nem mesmo professores de canto e fonoaudiólogos em muitos casos.

É claro que a criação e a combinação de exercícios depende muito da experiência clínica ou pedagógica do profissional e da sua afinidade com a fisiologia da voz. Isso não significa dizer, por outro lado, que você precisa sair com uma lista de exercícios novos depois de cada sessão. Existe na literatura uma ampla gama de exercícios vocais que já tiveram a sua eficácia evidenciada pelas pesquisas, assim como também existe uma ampla gama de exercícios vocais que estão sendo construídos e testados a cada dia. Lembre-se que a ciência não está pronta, ela está em constante construção e evolução. 

2. Sons Nasais

Depois dos sons vibrantes, o segundo grupo de exercícios universais que nós temos são os sons nasais. Da mesma forma que com os sons vibrantes, existem exercícios com sons nasais que são mais populares e outros menos. E, sim, os sons nasais também podem ser combinados com outros exercícios.

O exercício mais conhecido desse grupo é, sem dúvidas, o humming, que muita gente também conhece como Bocca Chiusa — do Italiano, “boca fechada” — ou, simplesmente, “som de M” (mmmmmmm…). Existem outros exercícios com sons nasais, é claro. Se você pensar no som de N ou de NH, por exemplo, e fizer vocalizações sustentadas com esses sons, você tem duas outras variações de exercícios com sons nasais.    

Como Praticar Esses Exercícios Universais para a Voz?

Muito bem! Para que você possa ter o gostinho de praticar um pouco com alguns exercícios universais para a voz, vamos fazer uma série simples. Para essa série, você vai selecionar dois exercícios, um vibrante e um nasal. Eu sugiro que você use a vibração de lábios e o humming para começar.

Para que você consiga escutar com clareza o efeito dos exercícios na sua voz, você precisa gravar uma amostra da sua voz antes de fazer os exercícios. Faça duas gravações: a primeira com uma vogal sustentada (Ex: aaaaa….) e a segunda com a pronúncia de algumas palavras (Ex: fale os dias da semana de segunda à domingo). Depois que você fizer os exercícios, você vai repetir exatamente essas mesmas gravações. Assim você vai conseguir comparar o antes e o depois.

Para cada um desses dois exercícios — vibração de lábios e humming — você vai fazer 10 repetições de 10 segundos. Por exemplo, você vai sustentar a vibração de lábios por 10 segundos, respirar e, então, repetir esse mesmo procedimento por 10 vezes. Depois, o mesmo para o humming. Faça em uma região bem confortável da sua voz. Não precisa ir nos limites dos agudos ou dos graves. Fácil, não é? 

Lembre-se de gravar as amostras de voz novamente quando finalizar as repetições. Depois, é só comparar o resultado do antes e depois.

Como posso desenvolver ainda mais a minha voz e a minha comunicação?

Treinar e aprender a usar a sua voz para se comunicar melhor é um dos maiores investimentos que você pode fazer no mundo atual. Na era das mídias sociais, quem sabe se comunicar se destaca da concorrência e abre portas para incontáveis oportunidades de trabalho. Se você quer se comunicar melhor e gostou dos resultados que os exercícios universais trouxeram para a sua voz, mesmo após essa pequena prática, tenho algo que você vai gostar ainda mais.

Faz algum tempo que eu lancei um programa de treinamento completo para você que quer melhorar a sua voz e a sua comunicação: o InformaVox. Não importa o nível em que você está hoje. Dentro do InformaVox você terá acesso a diversos exercícios e técnicas que vão levar a sua comunicação para um nível profissional. 

Nos primeiros módulos do programa de treinamento você irá desenvolver a sua voz. É nesse estágio que você vai aprender como colocar corpo na sua voz, como trazer firmeza no seu timbre, desenvolver mais volume e mais resistência. Nos módulos seguintes, o foco do programa de treinamento será a sua pronúncia. Você vai aprender como articular os sons com precisão e quais sons usar para suavizar ou, se você quiser, neutralizar o seu sotaque. Na parte final do programa de treinamento você vai aprender as técnicas que vão trazer beleza e elegância para a sua comunicação. Isto é, profissionalizar a sua forma de se comunicar. Velocidade de fala, timbre de voz e entonação são só alguns dos muitos elementos que você vai encontrar nessa parte final. Para saber mais, basta clicar no link abaixo que você encontra todas as informações sobre esse programa de treinamento.  

Conheça o InformaVox — programa de treinamento vocal para comunicadores profissionais


Inclusive, se você já faz uso da comunicação na sua profissão, o InformaVox pode te ajudar a desenvolver aquelas habilidades que vão te destacar no mercado de trabalho. Todo o treinamento está disposto em formato de vídeo aulas com a explicação passo a passo do conteúdo de cada módulo. As aulas são curtas e contam com exercícios práticos direcionados. Afinal, o objetivo é que você faça os exercícios na prática para desenvolver ao máximo o seu potencial vocal e comunicativo.


Comece hoje mesmo a treinar a sua voz e aperfeiçoar a sua comunicação com o InformaVox

Palavras finais

Espero que esse conteúdo tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre os exercícios universais para a voz. Deixe o seu comentário ou sua sugestão abaixo para que eu possa trazer mais conteúdos como esse para você. Aliás, aproveite para compartilhar esse post com alguém que você sabe que fará bom proveito dele também. Até a próxima!

— Rubens Güths
Fonoaudiólogo (CRFa 3 – 10 775)
Voz & Comunicação

Eficiência, Arte e Ciência em cada tom das suas palavras.

Referências

BEHLAU, Mara (org.). Voz — o livro do especialista: volume I. Rio de Janeiro: Revinter, 2013. Teceira Reimpressão.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *