Quando a gente pensa em falar bem, a palavra “comunicação”, praticamente, pula na frente dos nossos pensamentos. Junto com isso, é muito comum que venha a nossa cabeça que comunicar tem a ver como o uso da nossa língua, com a linguagem que a gente usa, e também, com a forma que a gente fala.
Por isso, neste texto eu quero te mostrar o que é a boa comunicação, como você pode começar a desenvolvê-la a partir de hoje e quais são os profissionais mais indicados que podem te auxiliar nesse processo.
“Ahhh, mas eu falei isso!” — Falar Vs. Comunicar
Primeiro de tudo, “falar” e “comunicar” são duas coisas diferentes. Pode parecer um pouco estranho quando você pensa nisso pela primeira vez, mas com certeza você já vivenciou uma situação onde alguém disse “Ahhh, mas eu falei!” depois que você ou outras pessoas fizeram o contrário ao que esse alguém afirma ter dito. Esse é um caso onde houve “fala” mas não houve “comunicação”. Se você não se lembra de nenhuma situação como essa ainda, basta pensar em alguma matéria que você odiava assistir às aulas. Aquela matéria onde o professor falava a aula inteira e você não entendia nada.
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Para você aquele monte de palavras que saiam da boca do professor eram, simplesmente, um grande vazio sem sentido que você não via a hora de acabar. Ou seja, não fazia o menor sentido. É justamente essa a diferença entre “falar” e “comunicar”. Quando você pensa em falar, a pergunta que vem na sua cabeça é “o quê falar?”. Era isso que aquele seu professor pensava na hora de preparar uma aula. Agora, comunicar é ir além de pensar “o quê falar”. Comunicar é, principalmente, pensar em “como falar?”. Como tornar a sua mensagem algo fácil de ser entendido pelo seu público? São essas perguntas que aquele seu professor não se fazia na hora de planejar uma aula.
O que devo fazer para falar melhor? — Dicção e Pronúncia
Uma das habilidades mais importantes para qualquer pessoa que queira usar a voz de forma profissional, seja no campo das artes, como no teatro e na dublagem, seja no campo da informação, como no jornalismo e na locução, é a habilidade de comunicação.
Muita gente quando pensa em comunicação faz uma associação de que comunicação é algo que tem a ver com empresas, com vendas, marketing, ou ainda, com a habilidade de pronunciar bem as palavras. De fato a comunicação pode estar dentro de tudo isso. Mas a habilidade de comunicar vai muito além. A primeira coisa que você precisa ter em mente é que:
Resumir a arte de comunicar ao simples ato de articular bem as palavras é como chamar qualquer barulho que você ouve na rua de música.
Obviamente que a comunicação contém palavras, do mesmo modo como a música contém sons. Bater em uma garrafa de vidro com lápis, por exemplo, gera um som. É claro que esse som pode ser usado para compor uma música. Entretanto, você sabe que não é, simplesmente, porque você bate com um lápis em uma garrafa de vidro que você está “fazendo música”. Há uma diferença muito grande entre as duas coisas, por mais que seja difícil explicar “qual é” esta diferença. Mas, mesmo que não saibamos dizer “qual é a diferença”, é simples notar que essa diferença está na maneira de usar os sons.
Pois bem, podemos comparar as palavras com esse som da garrafa. Isto é, da mesma maneira como os sons podem ser usados para criar músicas, as palavras podem ser usadas para estimular nossa imaginação. Afinal, assim como nem todo “som de garrafa” cria música, também, nem toda palavra alcança o nosso imaginário (nosso Mundo das Ideias, para quem gosta da filosofia de Platão) e, portanto, nem toda palavra comunica algo, obrigatoriamente. Portanto, “comunicação” e “fala” não são sinônimos.
O que devo fazer para me comunicar bem?
Peter Drucker — considerado como o pai da administração moderna — comenta que “O mais importante na comunicação é ouvir o que não está sendo dito”. O que será que isso quer dizer?
Muita gente se preocupa com “o quê” deve dizer durante uma fala. Isto é, quais palavras usar e como organizar suas frases ao longo do discurso. É uma espécie de comparação com a escrita, de certa forma. Porém, comparar o seu jeito de falar com o jeito de escrever é um dos maiores erros que você pode cometer na sua comunicação, especialmente se você comparar a sua fala com a norma culta da gramática (gramática normativa).
Diferente da escrita, durante a fala você tem outros elementos que acrescentam impacto ao que é dito, como as nuances de tom e volume da voz, e a própria linguagem corporal, por exemplo. Os autores australianos Allan e Barbara Pease (2005) e o suéco Henrik Fexeus (2015) nos mostram que, durante a comunicação oral, as palavras representam cerca de 8% da mensagem apenas, enquanto a linguagem corporal representa cerca de 55% e os padrões de voz cerca de 37%. O valor das porcentagens podem variar um pouco de autor para autor, porém, a proporção entre eles se mantém igual.
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O que isso quer dizer? Quer dizer que, de todo o processo de comunicação oral, as palavras são o elemento menos importante. Logo, se o seu foco está em “o quê” dizer (palavras) e não em “como dizer”, você está investindo o seu tempo em algo que representa a menor parcela de toda a sua comunicação. Basta você pensar que a forma como você usa a sua voz na hora de dizer as palavras é capaz de mudar o significado delas. É assim que identificamos perguntas, afirmações, sarcasmo, piadas, e por aí em diante, especialmente quando estamos entre nossos amigos.
Investir na sua Voz é o primeiro passo
Aprender a usar a sua voz é um dos maiores investimentos que você pode fazer na sua comunicação. A voz é um dos elementos mais importantes da comunicação humana. Mais importante até do que as próprias palavras. Isso porque a forma como você usa a sua voz na hora de dizer as palavras é capaz de mudar o significado delas. Ou seja, o simples fato de mudar a melodia, ou entonação, da nossa voz pode alterar o sentido do que a gente diz. A melodia cria esse desenho tonal com subidas e descidas no tom da sua voz.
A melodia é parte daquele elemento que parece estar por detrás das nossas palavras. Isto é, aquilo que traz certa beleza ou elegância ao nosso modo de falar e cantar. Basta a gente fazer uma comparação com uma obra de arte, por exemplo. Quando você olha para pintura em um quadro, a organização das formas, das cores e dos traços criam a beleza geral daquela obra. A voz também cria uma espécie de pintura, porém, diferente de uma obra em um quadro, a qual é feita para agradar aos nossos olhos, a voz cria essa pintura à nível sonoro. Isto é, ela agrada aos nossos ouvidos. Curiosamente, assim como gostamos de certas obras de arte e de outras nem tanto, com a voz é a mesma coisa. Ou seja, gostamos mais de umas do que de outras.
Através dos movimentos melódicos, ou desenhos tonais, se você preferir, deixamos claro, para quem nos ouve, quando fazemos uma pergunta, quando fazemos uma afirmação, e assim por diante. É nessa musicalidade que encontramos, também, o poder de encantar e/ou desencantar os outros ao nosso redor. Optemos pela primeira opção — eis o motivo pelo qual devemos aperfeiçoar nossa comunicação.
Uma Boa Pronúncia junto com uma Boa Voz: eis o segredo?
É um equívoco tremendo pensar que uma voz elegante e uma dicção impecável são os “segredos” dos bons comunicadores.
É claro que ambas são elementos importantes e que transmitem certo grau de confiança e legitimidade. Mas não podemos simplificar a comunicação a esse nível. Talvez a diferença entre comunicação e fala ainda não seja cristalina para você, mas basta você pensar naquela pessoa tagarela que você conhece. Aquela… que você diz que fala “pelos cotovelos… Você realmente pensa que essa pessoa se comunica bem? Ou será que ela só fala demais mesmo?
Agora, faça o oposto, isto é, pense em uma pessoa que se comunica bem. Pode ser alguém famoso, que você admira, que você conhece da internet. Não tem problema. Apenas pense em alguém com boa comunicação e compare com aquela pessoa tagarela de antes. Qual dos dois consegue dizer muito falando pouco? Qual dos dois você consegue acompanhar o raciocínio? Percebe a diferença? Comunicação vai muito além de voz e dicção.
Quem pode me ajudar a melhorar?
Apesar de existirem diversas ofertas de cursos de oratória e comunicação na internet, quando o assunto é aperfeiçoar a dicção, a articulação e a qualidade da voz para fins comunicativos, no Brasil, os profissionais habilitados por lei a trabalharem com o aperfeiçoamento da comunicação oral são os fonoaudiólogos. A Fonoaudiologia é a ciência que estuda, previne, avalia, diagnostica e trata os distúrbios da comunicação humana, abrangendo as áreas de linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição.
O primeiro contato de grande parte das pessoas com a Fonoaudiologia é através do trabalho com crianças. Quem nunca ouviu alguém falar que tinha um amigo ou um parente que teve que levar o filho na fono para aprender a falar, não é mesmo? Isso porque o trabalho com os problemas de fala e de comunicação, de forma geral, é, sim, campo de trabalho dos profissionais Fonoaudiólogos. Porém, existem diversas outras áreas nas quais a fonoaudiologia atua e que ainda são pouco conhecidas pela sociedade de forma geral.
Quem são os Fonoaudiólogos?
Os fonoaudiólogos são profissionais de nível superior, devidamente registrados no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa), e sua atuação é regulamentada pela Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, que reconhece a profissão do fonoaudiólogo no Brasil. Essa lei estabelece a competência dos fonoaudiólogos para atuarem nas áreas relacionadas à comunicação humana, incluindo o aperfeiçoamento da comunicação oral. A lei nº 6.965, de 1981, diz que:
“Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz”.
Portanto, qualquer intervenção ou atividade relacionada ao aprimoramento da comunicação oral, seja em crianças, adolescentes ou adultos, deve ser realizada por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, garantindo assim a qualidade e a segurança dos procedimentos realizados.
Em outras palavras, a Fonoaudiologia não se resume, apenas, em terapia para problemas de comunicação, como no exemplo anterior das crianças. Ela também é a profissão que atua na lapidação e no refinamento da comunicação de quem, supostamente, não têm “problemas”. Esse é o caso de profissionais que precisam desenvolver habilidades de comunicação que vão além do simples “saber falar”. Podemos citar como exemplo locutores, jornalistas, radialistas, palestrantes, cantores, atores, dubladores, narradores, e assim por diante, apenas para citar alguns.
Fonoaudiologia para Comunicação de Alta Performance
Todas essas profissões precisam de “algo a mais” na comunicação, seja no jeito de usar a voz, na maneira de pronunciar as palavras, ou mesmo na forma de expressar suas ideias. Talvez seja difícil dizer o que é esse “algo a mais”, mas a gente sabe que ele existe, porque é fácil notar que há algo especial na maneira na qual todos esses profissionais se comunicam. É justamente no desenvolvimento desse “algo a mais” que eu, Rubens Güths, fonoaudiólogo de formação, tenho dedicado a minha carreira ao longo dos anos. Seja dentro ou fora das artes, eu posso te ajudar a desenvolver uma comunicação de excelência.
Como eu posso te ajudar e por onde você pode começar?
O simples fato de você se comunicar bem gera inúmeras oportunidades para a sua carreira e para a sua vida. Porém, o preço das consultas particulares e a dificuldade em encontrar bons profissionais no mercado têm sido um desafio imenso para quem quer aperfeiçoar a comunicação. Isso sem falar naquela grande pergunta que sempre fica na nossa cabeça quando pagamos caro por um serviço — “estou evoluindo ou só estão me enrolando?”. Por conta desta atual situação e na intenção de oferecer uma solução para quem quer começar ou continuar a aperfeiçoar a própria comunicação.
Ao longo dos últimos anos, eu reuni os conhecimentos da Fonoaudiologia e entrelacei esses conhecimentos com o que eu aprendi no campo das artes vocais, especialmente o canto, o teatro e a dublagem. Como resultado, eu consegui criar um treinamento passo-a-passo para as pessoas que querem desenvolver a própria comunicação. Além de ser um treinamento completo, ele é, também, muito mais barato do que o valor que você gastaria em consultas particulares para obter os mesmos resultados.
Esse treinamento é inteiramente voltado para o aperfeiçoamento geral da sua comunicação. Nos primeiros módulos, você irá trabalhar a sua voz. É aqui onde você vai aprender como colocar corpo na sua voz, como deixar ela mais firme, com mais volume e mais resistência. Depois que a sua voz já estiver em dia, você vai começar a treinar a parte da pronúncia. Como articular os sons de forma precisa, quais sons usar para suavizar ou, se você quiser, neutralizar o seu sotaque; e assim por diante. Na parte final do treinamento você vai aprender as técnicas que vão embelezar e profissionalizar a sua comunicação. Velocidade de fala, timbre de voz e entonação são só alguns dos muitos elementos que você vai encontrar nessa parte final.
Qual o foco do InformaVox?
O treinamento é inteiramente focado em ensinar você a unir “voz” e “informação”. Por este motivo, eu o chamei de InformaVox (“informa”, que está ligado a informação e “vox” que significa “voz”). Não importa o nível em que você está hoje. Dentro do InformaVox você terá acesso a diversos exercícios e técnicas que vão levar a sua comunicação para um nível profissional. Inclusive, se você já faz uso da comunicação na sua profissão, esse treinamento pode te ajudar a desenvolver habilidades que vão te ajudar a se destacar no mercado de trabalho. E se você ainda não trabalha com comunicação, mas tem o desejo de trabalhar em alguma área onde a comunicação é uma habilidade necessária, esse treinamento pode ser exatamente o que você precisa para conseguir ter sucesso no mercado.
Na plataforma do treinamento, você vai encontrar as aulas em vídeo com a explicação passo a passo do conteúdo daquele módulo. Além disso, você também terá acesso a vídeos auxiliares que vão guiar o seu treinamento, para você saber quantas séries fazer para cada exercício e por quanto tempo fazer cada exercício. Para quem foi pensado o InformaVox? Para toda e qualquer pessoa que queira aperfeiçoar a comunicação, mas, principalmente, para profissionais que precisam se comunicar com excelência, como é o caso de jornalistas, repórteres, locutores, narradores, dubladores, atores, apresentadores, influenciadores digitais, professores (online ou presencial), vendedores, advogados, políticos, fonoaudiólogos, palestrantes, dentre diversos outros profissionais; você também poderá levar a sua comunicação para outro nível.
— Rubens Güths
Fonoaudiólogo (CRFa 3 – 10 775)
Voz & Comunicação
Eficiência, Arte e Ciência em cada tom das suas palavras.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Reconhecimento da Profissão do Fonoaudiólogo. Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6965.htm. Acesso em: 23 de julho de 2023.
FEXEUS, Henrik. A Arte de Ler Mentes: como interpretar gestos e influenciar pessoas sem que elas percebam: com exercícios para testar suas habilidades. 5. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015. Tradução de Daniela Barbosa Henriques. ISBN: 978-85-326-4649-1.
PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Tradução de Pedro Jorgensen Júnior. Rio de Janeiro: Sextante, 2005. ISBN 85-7542-182-4.